A origem da vila de Óbidos remonta há muitos anos, mais precisamente ao século I. Por aqui passaram romanos, visigodos e árabes e muitos monarcas. Todos deixaram um marco, que a vila ainda hoje, orgulhosamente, mantém. Toda a envolvente histórica transmite uma viagem no tempo até aos dias em que a corte visitava a vila. Para quem procura viajar de mãos dadas com a Vila e voltar ao seu passado visitar Rede de Museus e Galerias de Óbidos é uma excelente forma de o fazer. Descubra a Rede de Museus e Galerias de Óbidos
Museu Municipal de Óbidos
O museu foi inaugurado a 15 de Julho de 1970. O primeiro diretor do museu foi o Senhor Presidente da Câmara, na época, Albino de Castro e Sousa (1922-1984). O Museu Municipal integra a Rota de Museus do Oeste e é sede da Rede de Museus e Galerias de Óbidos.
A exposição permanente do Museu Municipal de Óbidos é uma viagem pela produção artística e pela devoção religiosa da história da Vila. Destaca-se a colecção de pintura dos séculos XVI e XVII, onde constam obras de André Reinoso e Josefa d’Óbidos.
Museu Paroquial de Óbidos
A Igreja de S. João Baptista é um dos imóveis mais simbólicos e uma referência incontornável do Património da Vila. Foi a Rainha Santa Isabel que, em 1309, mandou erguer a Igreja, dedicando-a ao S. Vicente. Está, servia para assistir religiosamente todos os infestados com lepre.
Hoje a Igreja é um espaço onde a Arte e o Património Religioso coexistem para a sua expressão condigna. Trata-se de um ponto de encontro e diálogo entre a sua comunidade e as suas raízes.
São o Pároco e os Técnicos do Museu Municipal que decidem os conteúdos expostos pelo museu. Aposta-se nas exposições temporária de média duração – 4 à 9 meses.
Museu Abílio de Mattos e Silva
O Museu Abílio de Mattos e Silva foi fundado por vontade de Maria José Salavisa. Estava previsto para a Casa do Fancho mas em 2002 a ideia foi abandonada. Passou-se então a dispor dos antigos Paços do Concelho (que até 2004 albergava o Museu Municipal) em articulação com a Casa do Arco.
Galeria Nova Ogiva
A Galeria Nova Ogiva representa a extensão da arte contemporânea da Rede de Museus e Galerias de Óbidos. Este espaço foi criado em Óbidos no ano de 1970 e teve cerca de três anos de atividade. Após 30 anos de inatividade a Galeria surge hoje como um forte marco na História da Arte, da Arquitetura e da História da Vila e dos Museus de Óbidos.
Galeria Casa do Pelourinho
Este espaço foi inaugurado em 2004 e é destinado a eventos culturais tais como mostras de arte contemporânea. A Galeria Casa de Pelourinho promove e estimula a prática e os novos talentos que se vão firmando no panorama artístico nacional.
Esta galeria surge da necessidade de dispor de um espaço que servisse de alternativa ao Solar da Praça de Santa Maria, entretanto ocupado pela colecção permanente do Museu Municipal.
Precisa de mais razões para visitar óbidos? A Suddenly ajuda-o a encontrar os melhores alojamentos com muito requinte e conforto.